INSÔNIA EM ALUNOS

Saúde do aluno: insônia

Durante o confinamento, ocorreram mudanças de rotina que afetam o modo como dormimos e a qualidade do nosso descanso. Às vezes até começamos a nos preocupar porque não temos sono e as horas passam de madrugada.

Há um problema que se fala cada vez mais e é a insônia. Mas o que é insônia? Como posso saber se tenho? Quais os riscos? E que mudanças ela traz para o seu corpo? Neste artigo, você pode encontrar as respostas para todas essas perguntas e muito mais.

O que é insônia?

A insônia é um problema que as pessoas têm que adormecer. Ou seja, eles não encontram uma maneira de adormecer.

Por isso, quando chega o novo dia, é possível que as pessoas continuem cansadas. O que minimizaria sua energia. Embora não afete apenas isso, se não ocorrerem mudanças no humor, você fica mais suscetível, mais sensível e ainda mais irritável.

Durante o confinamento, as alterações na rotina têm sido as principais causas do adormecimento. Menos energia é gasta por não sair, não andar, não interagir, não ir à academia, não caminhar, etc. O que faz o corpo parecer que ainda não está pronto para dormir.

Causas que a insônia traz para sua vida:

A insônia tem diferentes causas, que podem ser físicas ou mentais:

• Estresse: ter muitas obrigações ao mesmo tempo, como estudos, trabalho, família, entre outras, vai causar mudanças em sua mente. Se você não aprender a lidar com eles, o que fará é mantê-lo pensando sobre isso e sendo ativo à noite e isso vai prejudicar sua capacidade de dormir.
  • Dieta pobre: ​​o excesso de comida antes de ir para a cama é desfavorável para o adormecimento. Comer muito fará com que seu corpo fique ocupado realizando pesados ​​processos digestivos, portanto, adormecer não será tão fácil.
  • Cafeína: quer você consuma café ou outros produtos que contenham cafeína, eles contêm estimulantes que ativam sua mente e seu corpo, o que o impede de adormecer.
  • Pensamentos de ansiedade ou depressão: ter pensamentos de ansiedade ou depressão, seja como a perda de um familiar, a perda do emprego, entre outros problemas que podem ocorrer no dia a dia, são a causa da insónia; Porque nossa mente está ocupada com emoções e sentimentos difíceis que restringem nossa facilidade de descanso.
  • Má higiene do sono: o uso constante de telas, seja no computador, no celular, na televisão, no tablet, entre outros, e na realização de atividades que estimulem o corpo à noite, pode causar dificuldade para adormecer, uma vez que essas atividades mantêm os seus sentidos ativo e sua mente processando informações constantemente.

Efeitos negativos que causam insônia

A insônia pode nos afetar em diferentes aspectos da nossa vida e em qualquer idade, embora seja mais comum em idosos.

Entre os efeitos negativos causados ​​pela insônia estão os seguintes:

• Depressão
  • Irritabilidade
  • Estresse
  • Cansaço
  • Má tomada de decisão
  • Maior desperdício de energia
  • Sentindo-se desorientado
  • Tontura

Alguns tratamentos que você pode usar contra a insônia

Muitos dos tratamentos para a insônia buscarão mudar certas práticas prejudiciais à nossa rotina de sono.

Lembre-se de que será sempre mais aconselhável entrar em contato com o seu médico para que ele possa avaliar sua situação particular e ajudá-lo de acordo com seus sintomas.

• Menor consumo de refeições pesadas duas horas antes de deitar.
  • Limite o tempo de cochilo durante o dia a um máximo de 30 minutos e, desde que seja antes das três da tarde, se ainda dificultar para você dormir à noite, você deve evitar cochilos completamente.
  • Procure ficar relaxado, pare de pensar em preocupações e evite o estresse.

Como já mencionado acima, se você tem problemas de insônia é sempre melhor consultar o seu médico para que ele possa avaliá-lo de forma personalizada de acordo com seus sintomas e estilo de vida particulares.

Seu médico poderá lhe dizer como tratar a insônia e que controle você deve tomar para conciliar seu sono da melhor maneira possível no dia a dia.

Fonte:

Membro da Rede Ilumno