COMO AJUDAR OS ADOLESCENTES A NÃO CAIR NAS TENTAÇÕES

Ajudando os adolescentes a resistir às pressões para experimentar drogas

A pressão dos colegas para experimentar drogas, álcool ou fazer coisas erradas não é menos intensa do que a pressão sexual que muitos adolescentes enfrentam. Como em qualquer situação que possa causar problemas, precisamos preparar nossos alunos para recusar ofertas de álcool e outras drogas; de preferência sem antagonizar seus pares, embora às vezes isso não seja possível. As estratégias a seguir são semelhantes àquelas para rejeitar avanços sexuais.

Ensine-lhes palavras para evitar a tentação

“Apenas dizer não” é um bom começo, mas a tendência de alguns adolescentes de tentarem convencer o parceiro a experimentar drogas não permite que as coisas continuem assim.

Na verdade, os usuários de drogas tendem a ver a transformação de um menino de um “comportamento correto” em um desafio irresistível, como se fosse seu dever cívico, e podem ser extremamente persistentes:

“Vamos amigo, você vai adorar o efeito disso! É o máximo”.

Represente essa cena com seus alunos. O repertório de respostas possíveis inclui:

• Um firme mas amigável “Não, obrigado!” Não há necessidade de hipocrisia ao usar algo como “Ficar bêbado? Isso é para perdedores. ” Pedimos aos adolescentes que não rotulem outras pessoas como boas ou más apenas observando seu comportamento. Usar drogas é errado, mas isso não torna necessariamente a pessoa que usa drogas uma pessoa má.
  • Mudar de assunto. “Não, obrigado. Ei, o que você acha daquele teste de ontem na aula de estudos sociais? “
  • Sugira uma mudança de plano. “Queria ver se íamos juntos jogar basquete na escola. O que você acha?”
  • Diga “não” repetidamente:

“Você quer festejar com a gente? Esta erva é a melhor! “

“Não, obrigado”.

“Vamos dizer sim! É super bom! “

“Desculpe, não estou interessado”.

“Nem mesmo um gosto?”

“Nenhuma”.

• Ensine seus alunos a respeitar seus corpos. “Não, obrigado, eu não bebo. Além disso, a equipe feminina de natação se reúne amanhã e devo estar em excelente forma. “
  • E sempre tem esse recurso: “Meus pais me matariam se descobrissem que eu usava drogas, e eles sempre descobrem de tudo!”

Avise seus alunos sobre os perigos das “drogas de estuprador”

Em particular, o fármaco benzodiazepínico incolor e inodoro flunitrazepam (Rohypnol) foi relacionado a milhares de estupros em que meninos os colocam em bebidas (alcoólicas ou não) de meninas com quem namoram sem que eles percebam. A droga os deixa tontos, desorientados e desmaiados.

Dê as dicas a seguir aos seus alunos.

Lê-los pode evitar que você tenha que experimentar um dos eventos mais traumáticos de sua vida e até mesmo salvar sua vida.

• Nunca deixe sua bebida sem supervisão em uma festa, clube de dança, restaurante ou qualquer outro encontro. Se precisar usar o banheiro, leve-o com você ou peça a um amigo de confiança para cuidar dele até você voltar.
  • Não aceite bebidas em recipientes abertos de pessoas que você não conhece bem (exceto aqueles que servem como o estalajadeiro e garçons).
  • Embora seja difícil detectar essas substâncias em uma bebida, preste atenção no sabor, textura e aparência de sua bebida. Por exemplo, o GHB tem um sabor salgado, enquanto o Rohypnol foi descrito como ligeiramente amargo quando adicionado ao álcool. Os novos comprimidos verdes dão aos líquidos de cor clara uma tonalidade azulada; líquidos mais escuros ficam turvos.
  • Amigos cuidam de amigos. Se você suspeitar que outra garota ingeriu uma droga (incluindo álcool, o depressor mais abusado de todos) que poderia deixá-la indefesa contra uma possível tentativa de estupro, ajude-a a sair da situação.

Uma adolescente, jovem ou mulher adulta que pensa que pode ter sido drogada e abusada sexualmente deve ir imediatamente a um centro de atendimento a casos de estupro ou hospital e informar a equipe. Entre outros exames, uma amostra de urina será analisada em busca de evidências da presença dessas substâncias, que geralmente podem ser detectadas até três dias depois.

Caring For Your Teenagers