Alunos com TDAH

Como um professor pode compreender e ajudar um aluno com TDAH

Uma das áreas onde o impacto do TDAH é mais severo é no ambiente acadêmico e especialmente no estágio primário.

Meninos e meninas passam metade de seus dias em uma escola onde devem se expor a múltiplos desafios socioemocionais, pessoais, físicos e acadêmicos.

É aqui que as crianças com TDAH enfrentam diferentes situações no que diz respeito a encontrar apoio, resolver problemas, relacionar-se correctamente, controlar os seus impulsos, manter um comportamento e nível de atenção adequados na sala de aula, responder correctamente aos objectivos. Currículos e exprimir claramente as suas necessidades .

Diante dessas dificuldades, a necessidade de apoio e ajuda externa é imprescindível para que esses desafios não se transformem em enormes muros que os diferenciem dos demais e os deixem para trás.

Maneiras de entender e ajudar o aluno com TDAH por um professor / tutor:

1. Conheça a situação do aluno

O professor deve ser informado ou ter iniciativa para conhecer um aluno que apresenta dificuldades. Por meio das reuniões com a família, o professor deve estar atento ao funcionamento da criança, suas necessidades e fragilidades, bem como ajudá-la.

Não hesite no diagnóstico: Assuma o seu papel dentro do processo e facilite a sua ajuda aos diferentes agentes para a concretização dos objetivos.

É importante que o professor saiba se o aluno está fazendo algum tratamento e se há indicações médicas específicas.

2. Profundizar en el conocimiento del trastorno

CComo professor, é fundamental assumir a responsabilidade de ser o educador de um aluno que luta. O professor deve estar ciente de que seu papel em sala de aula influencia diretamente não só a aprendizagem do aluno, mas também seu estado emocional, bem como sua evolução e desenvolvimento positivo. Por isso, ele deve ter conhecimentos básicos de como agir com um aluno com TDAH.
Fazer cursos, fazer uma formação autodidata, promover cursos para o corpo docente do centro, ler e pesquisar sobre o assunto e ir ao serviço de orientação para orientação e aconselhamento são algumas das orientações que um professor que pretende dar uma boa resposta pedagógica para alunos com TDAH.

3. Estabeleça um vínculo professor-aluno

Tenha uma relação aluno-professor positiva: Mais do que qualquer outra criança, os alunos com TDAH precisam de apoio, elogio e incentivo positivos.
O professor deve mostrar interesse quando o aluno está trabalhando em sua carteira. Aproximar-se regularmente de sua mesa e perguntar se ele tem dúvidas ou precisa de apoio é uma forma de tranquilizar o aluno e incentivá-lo a continuar trabalhando.
Também é importante para evitar chamar a atenção do público, comunicar de forma discreta, quase invisível para o resto do grupo. Um estalar de dedos ou uma mão em seu ombro pode trazer sua atenção de volta. É importante que o professor concorde com o aluno alguns sinais que o façam entender que deve corrigir algo ou continuar com o trabalho.

4. Foco na autoestima

• Aceite as dificuldades. Trate as dificuldades normalmente sem dar-lhes importância excessiva tanto para o aluno quanto para o grupo. Lembre-se publicamente de que ninguém é perfeito e que cada um está em seu próprio ritmo.
  • Identifique esforços. Lembre ao aluno tanto privada quanto publicamente que sua intervenção tem sido muito boa, que sua colaboração tem sido muito positiva para o resultado, que o esforço é notável e visível, que a mudança de atitude e comportamento é algo que todos estão fazendo. positivamente, etc.
  • Tente modificar o idioma. Tente se expressar de maneira mais positiva, evitando expressões como “Bom, mas você pode fazer melhor”. É preferível usar expressões como: “Muito bom. Agora tente melhorar isso.” Troque as mensagens negativas por mensagens de incentivo para o futuro.

5. Promova a integração

O professor deve promover atividades e tarefas onde o aluno com TDAH possa se destacar positivamente aos olhos do grupo (destacar suas habilidades).

Deve também promover a inclusão dentro do grupo com atividades e dinâmicas de grupo, conferindo-lhe um papel importante dentro dele. Assim, o aluno integrado ao grupo irá colaborar para o alcance dos objetivos conjuntos, compartilhando o sucesso do resultado com seus pares.

6. Normalize as dificuldades

Promova a leitura em voz alta, mesmo que eles tenham dificuldade para ler, cometer erros, correr, etc. Você tem que dar-lhes tempo para retificar, repetir, sem pressionar ou comprar, ou instilar medo do erro. Não apenas os alunos com TDAH têm dificuldades de leitura, portanto, ler em voz alta ajudará a desestigmatizar que apenas o aluno com TDAH tem dificuldades.

7. Adapte-se às suas necessidades

Sente-o num local onde possamos fiscalizá-lo sem ter que se levantar, afastando-o também das distrações (janelas, ruídos, porta …) e com colegas que podem ser apoiados para copiar ou completar as tarefas a realizar ou notas.
As instruções devem ser dadas em proximidade física e com contato visual, uma de cada vez, de forma concisa, clara e sempre lembrando de pedir feedback (certifique-se de entender, pedindo para você repetir).

Caso o professor identifique que o aluno precisa de medidas que vão além de suas habilidades em sala de aula, ele deve informar ao orientador para traçar um plano mais específico.

Fundação CADAH