Assertividade: 10 dicas para ser assertivo e ao mesmo tempo ser você mesmo

A assertividade é muitas vezes definida como a capacidade de expressar opiniões, sentimentos, atitudes e desejos e reivindicar os próprios direitos, no momento certo, sem ansiedade indevida e de uma forma que não afete os direitos dos outros.
A sabedoria convencional diz que pessoas assertivas são bem-sucedidas. Eles falam o que pensam, solicitam os recursos de que precisam, expressam seus desejos e sentimentos e não aceitam não como resposta.
Mas se você não é uma pessoa assertiva, não se preocupe, você pode se tornar assertivo, pedir o que precisa e conseguir o que deseja, sem deixar de ser você mesmo.

As chaves para a assertividade: Aprenda a ser assertivo

1. Comece pequeno

Se a ideia de ser assertivo o faz se sentir especialmente mal ou inseguro, comece com situações de baixo risco. Por exemplo, se você pedir um hambúrguer e o garçom trouxer um salmão grelhado, faça com que ele veja seu erro e mande-o de volta.

Se vai às compras com o seu parceiro e está a tentar decidir onde comer, dê a sua opinião na hora de escolher para onde ir.
Quando você se sentir confortável nessas situações de baixo risco, comece gradualmente a aumentar a dificuldade.

2. Comece dizendo não

No caminho para ser mais assertivo, ele NÃO é seu melhor parceiro. Você deve dizer não com mais freqüência. É possível ser firme e determinado com o NÃO e ao mesmo tempo ter consideração.

Dizer isso não pode deixá-lo ansioso no início, mas com o tempo você se sentirá bem e bastante liberado.

É provável que algumas pessoas fiquem desapontadas com esta nova situação. Mas lembre-se de que, desde que você expresse suas necessidades com consideração, você não é de forma alguma responsável pela reação delas.

3. Seja simples e direto

Quando você está se afirmando, menos é mais. Faça seus pedidos de forma simples e direta. Não há necessidade de explicações elaboradas (veja abaixo). Basta dizer educadamente o que você pensa, sente ou deseja.

4. Use o “EU”

Ao fazer uma solicitação ou expressar desaprovação, use o “EU”. Sempre faça isso na primeira pessoa. Em vez de dizer: “Você é muito imprudente. Você não tem ideia de como este dia foi difícil. Por que você está me pedindo para fazer todas essas tarefas? “Você deveria dizer:” Estou exausto hoje. Vejo que você quer que eu faça todas essas coisas, mas não poderei fazer até amanhã.

5. Não se desculpe por expressar uma necessidade ou desejo

A menos que você esteja pedindo algo que seja manifestamente irracional, não há razão para se sentir culpado ou envergonhado por expressar uma necessidade ou desejo.

Portanto, pare de se desculpar quando pedir algo. Basta perguntar educadamente e esperar para ver como a outra pessoa reage. Ser assertivo é se comunicar.

6. Use linguagem corporal e tom de voz

Você deve parecer confiante ao fazer uma solicitação ou indicar uma preferência. Levantar, inclinar-se um pouco, sorrir ou manter uma expressão facial neutra, olhar a pessoa nos olhos, são ações que denotam segurança. Você também deve falar claramente e alto o suficiente.

7. Você não precisa justificar ou explicar sua opinião

Quando você toma uma decisão ou dá uma opinião com a qual os outros não concordam, uma forma de eles tentarem exercer controle sobre você é exigindo que você justifique sua escolha, opinião ou comportamento. Se você não conseguir encontrar um motivo suficiente, eles presumem que você deve concordar com o que eles desejam.

Pessoas não assertivas, com sua necessidade de agradar, sentem-se compelidas a dar uma explicação ou justificativa para cada escolha que fazem, mesmo que a outra pessoa não tenha pedido.

Eles querem ter certeza de que todos concordam com suas escolhas e, portanto, o que estão fazendo é pedir permissão para viver suas próprias vidas.

8. Seja persistente

Às vezes, você se depara com situações em que inicialmente não consegue encontrar uma resposta para seus pedidos. Não diga apenas a si mesmo: “Pelo menos eu tentei”. Freqüentemente, para ser tratado com justiça, você precisa ser persistente.
Por exemplo, se você teve um voo cancelado, continue perguntando sobre outras opções, como ser transferido para outra companhia aérea, para chegar ao seu destino a tempo.

9. mantenha a calma

Se alguém discordar ou desaprovar sua escolha, opinião ou pedido, você não deve ficar com raiva ou na defensiva. É melhor buscar uma resposta construtiva ou decidir evitar essa pessoa em situações futuras.

10. Escolha suas batalhas

Um erro comum que cometemos ao longo do caminho para sermos mais assertivos é tentar ser assertivos o tempo todo. A assertividade é situacional e contextual. Pode haver casos em que ser assertivo não levará você a lugar nenhum e assumir uma postura mais agressiva ou passiva é a melhor opção.

Às vezes, você definitivamente precisa esconder seus sentimentos. No entanto, aprender a expressar suas opiniões e, o mais importante, a respeitar a validade dessas opiniões e desejos, tornará você uma pessoa mais confiante.
O resultado de uma ação assertiva pode levá-lo a conseguir exatamente o que deseja, ou talvez um compromisso, ou talvez uma rejeição, mas, independentemente do resultado, fará com que você se sinta mais perto de controlar sua própria vida.

Perguntas frequentes sobre assertividade e ser assertivo

► O que é assertividade?
Assertividade é uma forma de comunicar-se com os outros de forma aberta, direta e honesta sobre seus próprios sentimentos, direitos e necessidades.

► Por que é tão difícil ser assertivo?
Existem diferentes razões, mas todas elas têm a ver com falsas crenças que temos em relação a como os outros se sentirão ou agirão se nos comunicarmos de forma assertiva.

► Quais são os benefícios de ser assertivo?
A assertividade nutre a autoconfiança, melhorando assim a auto-estima. Otimize o controle de sua vida e de suas emoções e melhore substancialmente o relacionamento com os outros.

Psicopédia: informações e recursos em psicologia.