ABUSO SEXUAL NO CAMPO EDUCACIONAL

Abuso sexual em crianças / adolescentes.

Investigar o abuso sexual infantil é complexo, pois continua a ser um tabu e difícil de revelar em muitos ambientes. Os desafios metodológicos incluem, por exemplo, várias definições do que constitui “abuso” e do que é considerado “infância” e / ou “adolescência” e a questão de saber se as diferenças de idade ou idade devem ser levadas em consideração.

Assédio sexual e violência em escolas, faculdades e locais de estudo.

A violência sexual, incluindo o assédio sexual, ocorre com frequência em instituições supostamente “seguras”, como escolas, onde alguns dos perpetradores incluem colegas ou professores.

Estudos de várias partes do mundo, incluindo África, Sul da Ásia e América Latina, documentaram que proporções substanciais de meninas relatam ter sofrido assédio e abuso sexual no caminho de ida e volta para a escola ou nas escolas. Nas mesmas instalações de escola ou universidade, incluindo banheiros, salas de aula e dormitórios, e que os perpetradores eram colegas de classe ou professores.

Por exemplo, em um estudo em escolas primárias no distrito de Machinga, em Malaui, estudantes mulheres relataram ter experimentado vários tipos de assédio e abuso sexual na escola, incluindo comentários sexuais (7,8%), contato sexual (13,5%).), “Estupro” (2,3%) e relações sexuais “forçadas ou indesejadas” (1,3%). Esse mesmo estudo descobriu que professores de 32 das 40 escolas relataram ter encontrado um professor em sua escola que havia proposto relações sexuais a um aluno, enquanto professores de 26 das 40 escolas relataram que um professor em sua escola havia engravidado. um estudante.

Como um exemplo de ambiente de alta renda, um estudo representativo nacional (online) de alunos do ensino fundamental e médio nos Estados Unidos descobriu que a maioria das 1.002 meninas pesquisadas relataram ter experimentado alguma forma de assédio sexual na escola durante o período escolar de 2010-2011 ano.

Quais são os melhores métodos de combate à violência sexual?

Embora no passado os métodos de combate à violência sexual tenham se concentrado amplamente no sistema de justiça criminal, hoje há um movimento geral em direção a uma abordagem de saúde pública que reconhece que a violência não é o resultado de um único fator, mas sim causada por múltiplos fatores de risco que interagem a nível individual, relacional, comunitário e social. Portanto, o enfrentamento da violência sexual requer a cooperação de diversos setores, como saúde, educação, assistência social e justiça criminal. O enfoque de saúde pública busca estender o atendimento e a segurança a toda a população e enfatiza principalmente a prevenção, ao mesmo tempo que garante que as vítimas de violência tenham acesso a serviços e apoio adequados.

Intervenções eficazes para prevenir a violência sexual A base de evidências é extremamente limitada para intervenções eficazes para prevenir a violência sexual. Algumas intervenções destinadas a prevenir a violência sexual contra crianças foram implementadas em um número limitado de países de alta renda, registrando criminosos sexuais locais e notificando as comunidades sobre isso, restrições de residência para criminosos sexuais (por exemplo, proibição de morar perto de escolas) e vigilância eletrônica de agressores sexuais.

Uma revisão e crítica dessas políticas sugere que elas são amplamente baseadas em mitos, e não em evidências sobre violência sexual e coerção, e têm sido ineficazes na prevenção de crimes sexuais ou na proteção de crianças.

Outras intervenções destinadas a prevenir a violência sexual ou violência contra meninas e mulheres em geral são planejadas para serem realizadas em escolas, instituições de ensino superior e universidades. Diversas estratégias para prevenir a violência no namoro entre jovens em países de alta renda foram avaliadas com rigor, e algumas evidências sugerem que podem ser eficazes.

Algumas iniciativas baseadas em escolas implementadas em países de baixa e média renda também se mostraram promissoras na redução dos níveis de assédio e abuso sexual, especialmente se empregarem abordagens abrangentes que alcancem todas as escolas e comunidades.

Embora as intervenções orientadas para os jovens nas escolas sejam vitais, existem outros pontos de intervenção possíveis, como as casas; Por exemplo, programas de visita domiciliar pré e pós-natal mostraram reduzir os riscos de abuso físico e psicológico e negligência de crianças. Essas formas de abuso são fatores de risco conhecidos para perpetração de violência sexual e vitimização na vida adulta.

Os ambientes e serviços de saúde também são pontos de entrada em potencial para a prevenção da violência sexual, especialmente quando se trata de educação infantil e abuso e abuso de álcool. Outras iniciativas promissoras incluem estratégias de mobilização comunitária para promover mudanças nas normas e comportamentos de gênero e esforços comunitários voltados para a melhoria da condição social e econômica das mulheres.

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde.