Os professores estão em um lugar privilegiado de onde podem ajudar a prevenir as agressões e promover a convivência, como alguns reconhecem. É claro que este lugar privilegiado não pode significar que eles devam carregar todo o peso da responsabilidade. A prevenção da violência deve ser uma responsabilidade compartilhada entre a família, a escola e a sociedade em geral e cada um precisa fazer a sua parte para que as mudanças realmente sejam alcançadas de forma integral. No entanto, relatam que alguns professores parecem culpar fatores externos incontroláveis pelos problemas de violência escolar, como a existência de casos de alunos problemáticos, pais descuidados, instalações físicas insuficientes ou mesmo um sistema educacional deficiente. Isso pode levar alguns professores a se desvencilharem de suas responsabilidades, acreditando que não poderão contribuir para a melhoria da convivência. Em outras palavras, se eles têm uma baixa autoeficácia para gerar mudanças (ou seja, se não acreditam em sua própria capacidade de realizá-la), podem passar a considerar que não é sua responsabilidade. Por exemplo, aqueles que acreditam que a violência escolar se deve apenas a alunos problemáticos que têm pais despreocupados, muitas vezes consideram que a solução é retirar esses alunos da escola, embora, ao fazê-lo, estariam desistindo de seu papel educativo e transferindo o problema para outra escola ou para a rua.

Visões mais complexas sobre o problema da violência escolar poderiam, por outro lado, fornecer aos professores mais alternativas sobre o papel que poderiam assumir na promoção da convivência. Por exemplo, quando a agressão escolar é vista como uma dinâmica de grupo, a solução preferida não é remover algumas, mas mudar o que o grupo valoriza ou como o grupo responde a situações de agressão. O treinamento de professores que promove a compreensão de que um aluno frequentemente usa o bullying como forma de obter reconhecimento e popularidade em seu grupo pode ajudá-lo a considerar novas alternativas, como gerar acordos com toda a classe para que os observadores rejeitem qualquer ato de agressão de seus colegas, em vez de encaminhar os agressores ou vítimas para o serviço de psicologia, aconselhamento ou autoridades disciplinares. Esse tipo de alternativa ajuda a resgatar a crença dos professores de que podem desempenhar um papel central na promoção da convivência de suas salas de aula e escolas.

Os estudos apresentados nesta compilação também parecem indicar que muitos professores precisam de um melhor entendimento dos tipos de agressão e de sua dinâmica. Pérez mostra que, embora a maioria compreenda a gravidade das situações de bullying físico e verbal, alguns não dão a mesma importância ao bullying relacional e estão menos dispostos a intervir nesses casos. Alguns professores, por exemplo, parecem ter mais empatia com as vítimas de bullying físico do que com as vítimas de bullying verbal ou relacional, enquanto as professoras têm empatia igual pelas vítimas de todos os tipos de bullying. Isso é muito relevante porque os alunos exigem que os professores, que em muitas situações representam a única figura de autoridade acessível para eles, dêem-lhes total apoio em qualquer situação de bullying, mesmo quando não têm ferimentos físicos para mostrar. Os processos de formação de professores devem prepará-los para que possam identificar os diferentes tipos de agressão, compreender as graves consequências que qualquer tipo de bullying pode gerar e estar dispostos a intervir para que nenhum tipo de abuso ocorra entre os seus alunos. Da mesma forma, é importante que a formação dos professores os ajude a diferenciar o bullying de situações de agressão não repetidas ou sistemáticas e a diferenciar o bullying de conflitos, visto que respostas úteis para a gestão de conflitos, como a mediação por pares, não são recomendadas para o seu manejo assédio moral.

Tudo isso destaca a importância do papel que os professores desempenham na promoção da convivência escolar. Os professores de todas as áreas frequentemente enfrentam situações de agressão e abuso em suas aulas e a forma como respondem é fundamental para a dinâmica que essas situações irão assumir. Um professor que não responde às situações de agressão em sua aula ou que ainda participa de alguma zombaria, ofensa ou maus-tratos estará, no mínimo, perdendo uma importante oportunidade de promover a convivência pacífica e prevenir futuras situações de agressão e violência.

No entanto, há pouco treinamento que os professores recebem sobre como responder construtivamente a esse tipo de situação. Na verdade, a principal reclamação que muitos professores têm sobre o treinamento que receberam nas faculdades de educação é que eles não aprenderam estratégias para lidar com a agressão e questões disciplinares em suas aulas. Num futuro próximo, todos os currículos de formação de professores devem incluir cursos e práticas específicas sobre o assunto, se realmente quisermos que todos tenham capacidade para assumir o papel que desempenham de forma responsável e eficaz.